Criar uma Loja Virtual Grátis
História do RAL 4 (Leiria)
História do RAL 4 (Leiria)

    RAL 4 em Leiria, junto ao Castelo

História

O atual RA4 foi criado em Castelo Branco em 1917 como Regimento de Obuses de Campanha (ROC), através da integração dos antigos batalhões de obuses de campanha dos regimentos de Artilharia n.º 5 (Viana do Castelo) e n.º 6 (Porto).

Em 1926, o ROC foi transferido para Leiria, passando a designar-se "Regimento de Artilharia n.º 4 (RA4)". Em 1927, passou a denominar-se "Regimento de Artilharia Ligeira n.º 4(RAL4).

Em 1955, o regimento recebe o encargo de organizar o Comando de Artilharia Divisionária e dois dos três grupos de artilharia de campanha da 3ª Divisão do Corpo Expedicionário Português, contribuição terrestre portuguesa na NATO.

Em 1961, com o início da Guerra do Ultramar, a unidade organiza e envia para Angola, três companhias do tipo caçadores, para atuarem como infantaria, mas compostas por militares artilheiros (companhias de artilharia n.º 101, n.º 119 e n.º 178).

A partir de 1963, o RAL4, ainda que mantendo a mesma designação, passa a ser um centro de instrução de secretariado militar (escriturários), sobretudo para pessoal destinado ao Ultramar.

Em 1975, a unidade passa a designar-se "Regimento de Artilharia de Leiria (RAL)". A partir de 1977, o RAL recebe o encargo de organizar o Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) da nova 1ª Brigada Mista Independente.